10 Receitas Caseiras para Eliminar Tártaro dos Dentes

10 Receitas Caseiras para Eliminar Tártaro dos Dentes

O tártaro é uma placa bacteriana endurecida que se forma nos dentes devido à acumulação de resíduos de alimentos e bactérias. Se não for removido, pode levar a problemas de saúde bucal, como cáries, gengivite e mau hálito. Felizmente, existem várias receitas caseiras que podem ajudar a eliminar o tártaro dos dentes de forma eficaz. Abaixo, apresentamos 10 dessas receitas:

1. Bicarbonato de Sódio e Água Oxigenada: Misture uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com água oxigenada até formar uma pasta. Escove os dentes com esta mistura por cerca de dois minutos, focando nas áreas com tártaro. Enxágue bem a boca com água.

2. Vinagre de Maçã: Faça um bochecho com vinagre de maçã diluído em água morna todas as manhãs. O ácido acético presente no vinagre de maçã pode ajudar a dissolver o tártaro.

3. Óleo de Coco: Faça bochechos diários com óleo de coco por cerca de 10 a 15 minutos. O óleo de coco possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a combater o tártaro e melhorar a saúde bucal.

4. Cascas de Laranja: Esfregue a parte interna das cascas de laranja diretamente nos dentes antes de dormir. Os ácidos naturais presentes nas cascas de laranja podem ajudar a amolecer o tártaro.

5. Sal Marinho: Misture uma colher de chá de sal marinho em um copo de água morna e faça bochechos com esta solução duas vezes ao dia. O sal marinho pode ajudar a reduzir a inflamação das gengivas e combater o tártaro.

6. Sementes de Gergelim: Mastigue algumas sementes de gergelim cruas todos os dias pela manhã. As sementes de gergelim podem ajudar a remover a placa bacteriana e prevenir a formação de tártaro.

7. Aloe Vera: Aplique gel de aloe vera diretamente nos dentes e gengivas e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. O aloe vera possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem ajudar a combater o tártaro.

8. Morangos: Amasse alguns morangos maduros e aplique a pasta resultante nos dentes. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Os ácidos naturais presentes nos morangos podem ajudar a dissolver o tártaro.

9. Carvão Ativado: Escove os dentes com carvão ativado uma vez por semana para remover o tártaro e clarear os dentes. O carvão ativado pode absorver toxinas e impurezas da boca.

10. Limão e Bicarbonato de Sódio: Misture suco de limão com bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Aplique nos dentes com uma escova macia e deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Tenha cuidado com esta receita, pois o ácido do limão pode ser abrasivo para o esmalte dentário se usado com muita frequência.

É importante ressaltar que essas receitas caseiras são complementares à higiene bucal regular, incluindo escovação e uso de fio dental. Se você tiver tártaro persistente ou problemas de saúde bucal, é recomendável consultar um dentista para avaliação e tratamento adequado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *