Remédios Caseiros para Eliminar Fungos nas Unhas: Cuidados Naturais para Unhas Saudáveis

Remédios Caseiros para Eliminar Fungos nas Unhas: Cuidados Naturais para Unhas Saudáveis

As infecções fúngicas nas unhas, conhecidas como onicomicoses, podem ser uma condição persistente e desconfortável. Além dos tratamentos médicos convencionais, há vários remédios caseiros que podem auxiliar na eliminação dos fungos e na promoção de unhas saudáveis. Neste artigo, exploraremos opções naturais para lidar com fungos nas unhas.

1. Óleo da Árvore do Chá (Tea Tree Oil)

O óleo da árvore do chá possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Aplique uma pequena quantidade do óleo diretamente sobre a unha afetada diariamente. Certifique-se de diluir o óleo em um óleo transportador se tiver pele sensível.

2. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã cria um ambiente ácido hostil para os fungos. Misture partes iguais de vinagre de maçã e água morna em uma bacia e mergulhe as unhas afetadas por 15-20 minutos, uma vez ao dia.

3. Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio tem propriedades antifúngicas e ajuda a neutralizar o pH da pele. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e esfregue suavemente sobre as unhas afetadas. Enxágue e seque bem.

4. Alho

O alho contém alicina, um composto com propriedades antifúngicas. Esmague alguns dentes de alho e aplique a pasta sobre as unhas afetadas. Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.

5. Óleo de Coco

O óleo de coco possui propriedades antifúngicas e hidratantes. Aplique o óleo de coco nas unhas afetadas várias vezes ao dia. O óleo de coco também pode ser combinado com óleo da árvore do chá para potencializar os efeitos.

6. Iogurte Probiótico

O iogurte contendo culturas probióticas pode ajudar a restaurar o equilíbrio natural de bactérias nas unhas. Aplique o iogurte diretamente sobre as unhas afetadas e deixe agir por 20-30 minutos antes de enxaguar.

7. Limão

O limão é conhecido por suas propriedades antifúngicas e clareadoras. Aplique suco de limão fresco sobre as unhas afetadas e deixe secar ao ar. Evite a exposição solar durante o tratamento, pois o limão pode causar sensibilidade à luz.

8. Sal Epsom

O sal Epsom pode ajudar a combater a infecção fúngica e aliviar a coceira. Adicione algumas colheres de sal Epsom a uma bacia com água morna e mergulhe as unhas afetadas por 15-20 minutos.

9. Hortelã-pimenta (Óleo Essencial ou Folhas Frescas)

A hortelã-pimenta possui propriedades antifúngicas. Aplique óleo essencial de hortelã-pimenta diluído ou esfregue folhas frescas diretamente sobre as unhas afetadas.

10. Cúrcuma (Açafrão-da-terra)

A cúrcuma é conhecida por suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias. Faça uma pasta com cúrcuma e água e aplique sobre as unhas afetadas. Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.

Lembre-se de que a persistência é fundamental quando se trata de infecções fúngicas nas unhas. Se os sintomas persistirem, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento apropriado. Esses remédios caseiros são destinados a complementar o tratamento convencional e promover unhas mais saudáveis de maneira natural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *