ganhar dinheiro em casa

Como ganhar dinheiro em casa? Muitas pessoas têm como objetivo de vida trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa. A pandemia de coronavírus obrigou a população mundial a se confinar em suas residências por um tempo e mostrou que muitos trabalhos podem ser executados de casa mesmo.

Segundo um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas se adaptaram ao modelo de trabalho em casa e quem não conhecia os benefícios do home office descobriu um novo mundo. Nesse modelo torna-se desnecessário perder horas do dia no trânsito ou no transporte público lotado, é possível ter mais qualidade de vida com o tempo ganho, cuidar da saúde e até produzir mais e melhor.

Para quem quer renda extra, está sem emprego, deseja empreender ou decidiu que quer continuar trabalhando de casa, existem muitas ideias de atividades.

Quer conhecer algumas? Continue a leitura.

Afinal, o que fazer para ganhar dinheiro em casa?

Para ganhar dinheiro em casa há alguns caminhos possíveis: encontrar um trabalho fixo no qual o empregador permita o trabalho remoto; tornar-se freelancer; dar cursos online e atuar com vendas pela internet são alguns. Também é possível atender clientes em casa com aulas de música ou matemática, por exemplo. Há, ainda, quem deseja se dedicar ao trabalho de consultoria ou ao ramo da beleza, com ateliê de unhas por exemplo.

Portanto, o primeiro passo é entender seu objetivo. Se a ideia é “não ter chefes” e trabalhar totalmente por conta própria, um trabalho fixo com home office e horário determinado pode não ser interessante. Nesse caso, se quer continuar na área de atuação, a pessoa interessada em renda extra pode avaliar a possibilidade de trabalhar como freelancer.

Como ganhar dinheiro em casa: principais cuidados

Para ganhar dinheiro em casa não basta ter uma ideia e começar. É preciso saber que é necessário ser determinado e organizado. Muitas vezes, quando se exerce alguma atividade de casa, muitas distrações podem surgir ao longo do dia. O foco é importante para conseguir ganhar dinheiro em casa.

A organização se refere aos horários reservados para executar as atividades profissionais. Quem atua por conta própria corre o risco de fazer trabalhos domésticos e não separar um tempo para o que realmente importa. É um erro, porque assim você demora a ter resultado e pode deixar de lado um grande sonho de empreender, por exemplo.

Também é necessário ter cuidado com a gestão financeira, já que quem trabalha como autônomo costuma ter salário variável. Portanto, a pessoa interessada nesse modelo deve cuidar de perto do dinheiro para não se endividar.

  1. Vender produtos na internet Você pode experimentar vender pela internet. Comece, por exemplo, por anunciar itens que não utiliza mais. Sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei permitem que objetos usados sejam comercializados entre pessoas físicas. Se você gostar da experiência, pode dar um próximo passo e começar a vender itens novos também por essas plataformas.  Outro site em que você pode até abrir uma loja virtual é a Shopee. A empresa funciona como um marketplace e oferece produtos com preço competitivo e condições especiais de frete grátis. Na plataforma, é possível vender produtos eletrônicos, artigos de decoração, brinquedos e roupas.
  2. Afiliar-se a sites de produtos digitais Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa cursos online e uma série de outros produtos online. Para isso, é necessário fazer um treinamento e aprender estratégias de marketing digital. No Youtube é possível encontrar vários profissionais que ensinam as melhores estratégias de graça. Basta digitar “treinamento de marketing digital” ou “como vender como afiliado”. Entre os melhores sites para vender produtos digitais, podemos destacar Hotmart, Eduzz e Monetizze. Também é possível trabalhar como revendedor da Serasa, com indicações de Certificados Digitais da Serasa Experian. Dá para indicar um certificado com 10% de desconto e ganhar 15% de recompensa por cada venda
  3. Fazer artesanato, roupas ou consertos Quem sabe costurar ou faz algum tipo de artesanato também pode ganhar dinheiro trabalhando de casa. Atualmente, a demanda por serviços de roupa sob medida ou consertos está aumentando com a onda do consumo consciente. É possível também escolher o nicho em que quer trabalhar.  Itens de crochê: toalhas de mesa, sapatinhos para bebê, bolsas, enfeites para o cabelo, pesos para portas e demais objetos de decoração para a casa e o quarto do bebê são alguns exemplos. O profissional autônomo também pode produzir chaveiros e bichinhos para presentear.
  4. Preparar comida caseira, bolos e doces Cozinhar para fora é um coringa. Isso ajuda as pessoas que querem ganhar dinheiro em casa. Docinhos para casamento, bolos ou até mesmo marmitex de comida caseira são opções de fácil entrada porque não dependem de um grande investimento. No entanto, para quem é chef de cozinha, uma formação na área pode ajudar na carreira.  Há no mercado vários cursos digitais para ajudar a profissionalizar o negócio. Isso porque, além de saber o tamanho ideal dos produtos, é preciso aprender a precificá-los. As capacitações online ensinam também os cuidados necessários com a higiene e a qualidade dos produtos
  5. Atuar com revenda de produtos Marcas como Avon, Natura, Boticário, Racco e Tupperware são algumas das mais famosas do mercado. As antigas revistinhas ainda são boas oportunidades para quem deseja saber como ganhar dinheiro em casa. Para ser uma pessoa revendedora não precisa ter experiência, apenas conhecer os produtos.  Algumas marcas até oferecem treinamento para quem deseja ser um profissional de verdade. Como começar a trabalhar? É possível divulgar os produtos nas redes sociais, de porta em porta, fazer as vendas e ganhar uma comissão no fechamento das campanhas.
  6. Dar aulas de música, idioma, costura, reforço escolar Para as pessoas que têm habilidades e gostam de ensinar, as aulas particulares podem ser uma excelente maneira de como ganhar dinheiro em casa. É possível ministrar aulas pela internet, em reuniões pelo WhatsApp, Zoom ou Google Meet.  Também dá para se cadastrar em plataformas, que unem profissionais e clientes interessados nos serviços. Para quem é professor, existem sites como Corujito e Profes voltados para aulas online. E o assunto pode ser qualquer um, viu?
  7. Criar um infoproduto com suas habilidades  Para quem deseja saber como ganhar dinheiro em casa, o mercado de infoprodutos (produtos digitais) também é uma boa ideia. É possível aproveitar as próprias habilidades e “vender conhecimento”. Um exemplo é quem faz crochê. Em vez de oferecer os produtos prontos, que tal criar um e-book com moldes para que as pessoas aprendam a atividade?  Neste conteúdo, dá para acrescentar informações sobre agulhas, tipos de linha, pontos. Quem gosta de aparecer em vídeo pode oferecer um curso online em formato de videoaula. As pessoas que gostam mais desse formato de curso terão o interesse em aprender a fazer as peças
  8. Tornar-se freelancer  Existem vários sites especializados em trabalhos temporários para freelancers (tipo de profissional autônomo). O 99 Freelas e o Workana são dois dos mais conhecidos. Porém, é possível oferecer qualquer tipo de trabalho em plataformas como VintePila e Crowd.

Quer um exemplo? Arquitetos. Esse tipo de profissional pode atuar em escritórios de arquitetura (no trabalho presencial ou de casa) ou pode decidir tocar projetos 100% por conta. Outro ponto que precisa ter claro é se o que você quer é manter um trabalho fixo e um trabalho extra em casa, somando dois, um formal e um informal. Ou ainda se quer começar a empreender, ter um novo negócio, desenvolver um produto ou um serviço, e cuidar de tudo de casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *