8 receitas caseiras para crescer o cabelo

Algumas receitas caseiras, como o tônico de chá verde, o esfoliante de café ou o óleo de rícino, por exemplo, são capazes de estimular o crescimento do cabelo, pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e o fornecimento de nutrientes, além de fortalecerem e hidratarem os fios.

Ver artículo en español

No entanto, para manter o crescimento saudável dos fios, também é importante manter uma boa hidratação do corpo, bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e fazendo uma alimentação nutritiva rica em vitaminas e minerais essenciais para os folículos do cabelo, incluindo carne magra, queijo, leite, frutas, legumes e vegetais frescos.

 

Além disso, quando o cabelo não cresce de forma adequada ou existe queda de cabelo acentuada, deve-se consultar um dermatologista para iniciar o tratamento mais adequado, já que pode estar relacionado a problemas de saúde como alterações hormonais ou carência de vitaminas e minerais, por exemplo.

Ver artículo en español

8 receitas caseiras para crescer o cabelo

Algumas receitas caseiras para crescer o cabelo são:

1. Óleo de rícino

O óleo de rícino ajuda a hidratar e a nutrir o couro cabeludo, e melhorar a saúde dos folículos capilares, o que pode contribuir para o crescimento do cabelo.

Além disso, esse óleo ajuda a reduzir o ressecamento e a irritação no couro cabeludo, e a combater a caspa.

Ingredientes

  • Óleo de rícino.

Modo de preparo

Aplicar algumas gotas do óleo de rícino no couro cabeludo, massageando levemente e deixar agir por 30 minutos. Lavar o couro cabeludo e os cabelos em seguida.

Ver artículo en español

2. Esfoliante de café

O esfoliante de café ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, e o fornecimento de nutrientes para os folículos pilosos, o que favorece os crescimento saudável do cabelo.

Além disso, a esfoliação do couro cabeludo, devido ao pó do café, favorece a penetração dos nutrientes da máscara de hidratação dos cabelos.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de café em pó;
  • 4 colheres (de sopa) de máscara hidratante de uso habitual;
  • 2 colheres (de chá) de óleo de rícino ou óleo de coco (opcional).

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes. Lavar o cabelo com shampoo e enxaguar. Retirar o excesso de água e aplicar o esfoliante de café no couro cabeludo, massageando levemente com movimentos circulares, usando apenas a ponta dos dedos. Deixar agir por cerca de 15 minutos e lavar o cabelo em seguida com o shampoo e o condicionador de uso habitual.

O esfoliante de café pode ser usado 1 ou 2 vezes por mês, e é contra-indicado para pessoas que tenham machucados, feridas ou infecções no couro cabeludo.

Ver artículo en español

3. Tônico de chá verde

O tônico de chá verde, preparado com a planta medicinal Camellia sinensis, é rico em catequinas que são substâncias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do couro cabeludo, além de aumentar o fornecimento de nutrientes para o fio de cabelo, o que pode ajudar a estimular seu crescimento.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e deixar esfriar. Lavar o cabelo com shampoo, enxaguar e aplicar o tônico de chá verde no couro cabeludo, massageando e deixando agir por 30 minutos. Após esse tempo, enxaguar o cabelo e usar o condicionador de costume.

Outra forma de usar o chá verde para estimular o crescimento dos cabelos é na forma de infusão ou extrato natural. No entanto, por conter cafeína na sua composição, o chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou pressão alta.  Além disso, deve ser utilizado com orientação médica pois seu uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ver artículo en español

4. Loção de tomilho e vinagre de maçã

A loção de tomilho e vinagre de maçã ajuda a limpar, tonificar e estimular o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios.

Além disso, o vinagre de maçã tem um pH ácido que ajuda a balancear a acidez do couro cabeludo e também tem ação antisséptica, ajudando a controlar as bactérias ou fungos que podem causar problemas no couro cabeludo e no cabelo, e que dificultam o crescimento dos fios.

Ingredientes

  • 100 mL de vinagre de maçã;
  • 10 gotas de óleo essencial de tomilho.

Modo de preparo

Misturar bem os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Aplicar no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Em seguida lavar com água morna e o shampoo de uso habitual. Essa loção pode ser usada por até 6 meses.

5. Shampoo de alfazema e alecrim

O shampoo de alfazema e alecrim preparado com o óleo essencial dessas plantas, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a fortalecer os fios e estimulando o crescimento do cabelo.

Ingredientes

  • 60 mL de shampoo natural sem cheiro;
  • 60 mL de água;
  • 20 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um frasco limpo e seco e armazená-lo, a fim de utilizar como o shampoo habitual, massageando o couro cabeludo e enxaguando em seguida.

6. Tônico de gel de babosa e óleo de jojoba

O tônico de gel de babosa e óleo de jojoba é uma boa opção para manter os folículos dos fios saudáveis e ajudar na regeneração das células do couro cabeludo, estimulando o cabelo a crescer mais rápido e forte.

Além disso, os óleos presentes na sua fórmula ajudam a hidratar e dar brilho aos fios do cabelo.

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de óleo de jojoba;
  • 60 mL de gel da folha de babosa;
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 10 gotas de óleo essencial de cedro-das-atlas (Cedrus atlântica).

Modo de preparo

Lavar, cortar a folha de babosa, e retirar o gel que tem dentro da folha. Adicionar o gel da folha de babosa em um recipiente limpo e seco, e adicionar o óleo de jojoba, o óleo essencial de alecrim e o óleo essencial de cedro-do-atlas. Misturar bem todos os ingredientes e passar no couro cabeludo na noite anterior à lavagem do cabelo, fazendo uma suave massagem. Guardar o que sobrar em local fresco, em um recipiente de vidro escuro.

Ao preparar esse tônico, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

7. Solução de saw palmetto

Alguns estudos mostram que a solução de saw palmetto, preparado com a planta medicinal Serenoa repens, tem ação anti-inflamatória e antiandrogênica, que age inibindo uma enzima que transforma a testosterona na sua forma mais ativa, levando ao enfraquecimento e queda dos fios. Assim, esta solução pode ajudar a diminuir a queda de cabelo e estimular o crescimento de novos fios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa do pó de saw palmetto;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo 

Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco, até dissolver o pó completamente. Aplicar no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Em seguida, lavar o cabelo com shampoo e condicionador habitual. A solução de saw palmetto deve ser usada 1 vez por dia, por pelo menos 12 semanas.

8. Condicionador de alecrim, tomilho e rosas

O condicionador de alecrim, tomilho e rosas, possui propriedades estimuladoras do couro cabeludo que previnem a queda e promovem o crescimento do cabelo.

Além disso, esse condicionador ajuda a hidratar o cabelo mantendo os fios saudáveis, podendo ser usado para todos os tipos de cabelo.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de condicionador comum;
  • 3 colheres de sopa de infusão de tomilho, rosas e alecrim;
  • 1 colher de chá de óleo essencial de erva cidreira;
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo

Para preparar a infusão de tomilho, rosas e alecrim, deve-se adicionar 2 colheres de chá de folhas picadas de tomilho seco, 2 colheres de chá de folhas frescas de alecrim e 2 colheres de chá de rosas em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos.

Em seguida, para preparar o condicionador, deve-se misturar todos os ingredientes , em um recipiente limpo e seco, e aplicar desde a raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo por cerca de 5 minutos. É possível utilizar o condicionador por uma semana, se armazenado em temperatura ambiente, ou por duas semanas, se mantido em geladeira.

Tratamentos para o cabelo crescer

Existem alguns tratamentos que estimulam o crescimento do cabelo e ajudam a manter a integridade do fio, sendo fundamental a indicação e acompanhamento de um dermatologista, para avaliar e indicar o melhor tratamento para cada tipo de pessoa. Dentre os tratamentos, estão:

  • Microagulhamento: estimula a formação de novas fibras de colágeno e o aumento da espessura do fio. A associação do procedimento com alguns ativos, como o Minoxidil e Finasterida, podem potencializar o efeito, favorecendo o crescimento dos pelos e prevenindo a queda.
    • Laser de baixa intensidade: consiste na aplicação de feixes de luz no couro cabeludo, que estimulam o bulbo capilar para o aumento da textura e espessura dos fios, sendo um tratamento indolor e que não provoca o aumento da temperatura local.

    Alguns cuidados diários podem, também, ser adotados para não só evitar que o cabelo caia e permaneça sem vitalidade, mas estimular o seu crescimento de forma saudável, como, por exemplo, aplicar óleos essenciais no couro cabeludo, estimulando a circulação local, pentear o cabelo com pente de dentes largos, para evitar que os fios se quebrem com facilidade e hidratar o cabelo 1 vez por semana, aumentando a retenção de água nos fios e deixando-os mais sedosos e com brilho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *